Facilitadores

O valor do Instrutor (7)

O Trevo (junho/1975)

Edgard Armond

Em uma turma formada por Aprendizes conscientizados,  o valor do instrutor avulta de forma singular e,  só com sua presença,  já tranquiliza e conforta,  pois nele os Aprendizes depositam suas maiores esperanças de apoio irrestrito e de assistência carinhosa,  para a aquisição dos conhecimentos doutrinários e garantia de êxito dos seus esforços na luta pela reforma íntima,  que é fator indispensável do trabalho comum.

Se o instrutor,  em todos os sentidos,  se mostra à altura da tarefa que lhe foi atribuída,  e se for idealista e sincero,  sua alma irá toda inteira nos ensinamentos que veicula,  nos pensamentos que emite,  no afã dignificante de esclarecer,  orientar e amparar os Aprendizes na sua luta de autoaperfeiçoamento.

E,  quanto a estes,  quando animados pelos mesmos ideais elevados,  apoiam-se também uns aos outros,  beneficiando-se mutuamente;  formam assim,  um conjunto de forças construtivas e realizadoras,  que garantirão os melhores resultados ao termo final dos esforços comuns.

Empolgados pelo que aprendem,  enlevados pelo ambiente harmonioso das aulas e pelas revelações que o instrutor,  dentro dos programas,  transmite e exemplifica,  unem-se todos,  irmanam-se,  fraternizam nas alegrias da mesma ansiedade final de se tornarem Discípulos. (8)

E,  sobre esse panorama espiritual elevado,  que a todos beneficia,  acrescentam-se ainda as interferências do Plano Espiritual Superior, cujos influxos estimuladores valem como poderoso auxílio à evangelização buscada nos termos recomendados pelo Divino Instrutor Jesus.

Nesse trabalho,  o instrutor é elemento relevante e sua tarefa jamais se poderá confundir com as dissertações frias de matéria intelectual,  que atinge mais o cérebro que o coração,  com desprezo evidente do elemento místico – o poderoso estimulador e mantenedor da fé.

(7) Termo aplicável tanto ao Dirigente da turma como aos expositores.

(8) Naturalmente não se trata de ansiedade movida por vaidade pessoal,  mas pela elevada aspiração de seguir as determinações de Jesus.

Fonte:  Livro Vivência do Espiritismo Religioso.  Editora Aliança.

Visite nossa livraria e se inscreva em nossas turmas.

Pré-requisitos:  concluído a Escolas de Aprendizes do Evangelho